CRC Idear

Centro de Recondicionamento de Computadores

 

O Centro de Recondicionamento de Computadores do Idear (CRC) promove a formação profissional de jovens e adultos de baixa renda através da qualificação profissional e inclusão sociodigital com foco no recondicionamento e manutenção de equipamentos de informática, na conscientização ambiental sobre os resíduos eletroeletrônicos, bem como o recondicionamento para posterior doação de computadores e demais equipamentos recondicionados para iniciativas de inclusão digital, nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão, conforme procedimentos e padrões definidos pelo Ministério das Comunicações.

RESUMO

O projeto visa a formação de jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade social, objetivando a sua inclusão socioprodutiva, na área de informática e afins. Como resultado do processo de formação, o Centro de Recondicionamento de Computadores  Idear deverá doar equipamentos de informática recondicionados para iniciativas de inclusão digital dos estados do Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí, no período de Jan/2016 a Dez/2017, onde serão capacitados 800 (oitocentos) beneficiários e doados 2.000 (dois mil) computadores para equipamentos sociais com foco na inclusão digital.

Informações pelo Tel:. (85) 3521-5110.

Parceiros: Prefeitura de Maracanaú, Ministério das Comunicações

 

Pontos de Entrega para Doações de computadores

As Doações de computadores em desuso podem ser realizadas presencialmente no endereço: Rua 54, nº 61 – Jereissati II – Maracanaú-CE. Ou solicitar a colete pelo telefone:(85) 3382-6273

O que descartar:

  • Informática – Microcomputador, monitor (Led, Plasma), notebook, servidor, teclado, mouse, modem, roteador, impressora, estabilizador, tablet e no-break.
  • Televisores – Televisão de Led, Lcd e Plasma.
  • Eletroeletrônicos – Vídeo cassete, DVD player, aparelho de som, controle remoto, forno microondas, secador de cabelo, prancha de cabelo.
  • Aparelhos telefônicos – Aparelho celular, acessórios, smartphone, aparelhos telefônicos com e sem fio, fax e secretária eletrônica.
  • Resíduos eletrônicos – Baterias de notebooks, baterias de no breaks, cabos de força, cabos, carregadores e adaptadores.

O CRC IDEAR, irá recolher semanalmente o volume de material ou ao término da campanha, dependendo da quantidade de material arrecadado.

Empresas e Governo Federal

Empresas – basta entrar em contato através dos telefones: (85) 3382-6268 ou pelo E-mail: idear@idear.org.br. A partir de 200 kg de lixo eletrônico, uma equipe vai até o local buscar o material.

Órgão do Governo Federal – Os órgãos da Administração Pública Federal possuem rotina de troca dos equipamentos de informática conforme a vida útil dos equipamentos, que gira em torno de três anos no Brasil. Para os órgãos da Administração Pública Federal diretas, autarquias e fundações, existe um decreto que regulamenta a reutilização desses bens.

O decreto nº 9.373, de 11 de Maio de 2018, orienta no seu artigo quatorze parágrafo único, que os bens referidos no artigo podem ser doados a entidades sem fins lucrativas regularmente constituídas que se dediquem à promoção gratuita de educação e da inclusão digital.

Nesse sentido, os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) possuem papel importante na destinação desses equipamentos, seja para o recondicionamento e o reuso ou para promover o descarte correto dos equipamentos e também dos resíduos eletroeletrônicos.