Idear e Fundação Banco do Brasil: seriedade e grandes resultados em prol da inclusão sociodigital

  • -

O Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear, por meio de parceria firmada com a Fundação Banco do Brasil – FBB em janeiro de 2012, tornou-se Estação de Articulação Regional – EAR do seu programa de Inclusão Digital para o Nordeste. Essa parceria converteu-se em ações práticas e efetivas de inclusão sociodigital, onde o Idear e a FBB revitalizam as estações digitais no Ceará e em sete outros estados nordestinos.

Resultados – O Idear realizou encontros com educadores sociais e gestores das Estações Digitais de Alagoas e Pernambuco, encaminhou 31 kits de computadores desktops recondicionados e entregou kits de padronização visual das Estações para 80 projetos que estão dentro da primeira etapa do processo de articulação em rede. Também já foram realizadas 44 visitas de articulação em rede nas estações digitais dos estados do Ceará, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte e estão agendadas mais 24 visitas, até dezembro, em vários estados do Nordeste.

Revitalização – A revitalização das Estações Digitais consiste na padronização visual, instalação e renovação de computadores, disponibilização de internet, estabelecimento, constituição ou reativação conselho gestor, utilização da plataforma de conhecimento da Fundação Banco do Brasil e articulação com as outras Estações Digitais. A Estação Digital também divulga e mobiliza os potenciais beneficiários de serviços, principalmente sociais, do Banco do Brasil para a comunidade local como: FIES, Micro Crédito Produtivo, Minha Casa, Minha Vida, entre outros. Além disso, o Instituto Idear juntamente com as estações digitais em suas áreas de abrangência divulgam formações abertas, editais, conhecimentos específicos, integrando uma rede ativa que troca informações.

Em Rede – Durante as visitas de articulação em rede, os técnicos do Instituto Idear explicam o projeto de revitalização da Fundação Banco do Brasil para 2013 e apresentam vídeos ilustrativos sobre a proposta. São feitos vários registros fotográficos para divulgação nos meios de comunicação do Idear e, ainda, imagens da estrutura física dos projetos. A equipe do Idear também aplica questionário para documentar a situação da Estação Digital, que aborda assuntos relacionados ao espaço físico, acessibilidade, situação das máquinas, conselho gestor, conexão de internet, parcerias, entre outros.