Idear e Secretaria de Educação de Maracanaú promovem solenidade de encerramento das turmas do Programando e Aprendendo

  • -

Na última quinta-feira, 18, a EMEIEF Carlos Jereissati promoveu solenidade de encerramento das turmas de curso digital e certificação. O curso faz parte do projeto “Programando e Aprendendo”, realizado pelo Instituto Idear, em parceria com a Secretaria de Educação. Para a iniciativa, foram escolhidas duas escolas que trabalharam como metodologia, o ensino da lógica e programação, no ambiente virtual.

O projeto tem o objetivo de trabalhar habilidades, consideradas importantes, em crianças e adolescentes para o desenvolvimento profissional, como resolução de problemas, a criatividade e o senso de inovação, por meio da tecnologia.

“O foco do projeto é o desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas, do senso de inovação e criatividade, em crianças e adolescentes. Isso é feito por meio do uso de ferramentas visuais para o ensino de lógica de programação. Essas ferramentas foram integradas em uma metodologia direcionada para o público do projeto, e têm aprimorado a aprendizagem dos estudantes em diferentes maneiras, em particular no português, na matemática e na concentração. Os jovens têm oportunidade de desenvolver animações e jogos, utilizando o computador de forma lúdica, empolgando as crianças e garantido um maior interesse nas atividades”, disse Cláudio Joventino, um dos idealizadores do Programando e Aprendendo e assessor de Projetos e Inovação do Instituto Idear.

Para o diretor da escola que promoveu a solenidade, Hugo Vigioni, o apoio da Secretaria de Educação foi fundamental para a escolha de sua escola e ressalta o resultado positivo do projeto. “As crianças desenvolveram bem o projeto, percebemos que eles se interessaram bastante, por acontecer no meio da cultura deles, que é o universo digital. Vale acrescentar que o curso só aconteceu por intermédio da SME, que teve essa parceria com o Instituto Idear, e nos agraciou com a escolha. Os trabalhos estão ótimos, produções muito bem realizadas, vimos que as crianças tem uma capacidade incrível de realizar atividades por meio de um computador. E esse projeto é muito importante, porque estimulou muito a questão da leitura, interpretação e até a matemática, ou seja, de certa maneira, passaram seus conhecimentos e habilidades do computador, para a sala de aula”, falou.

Erivelton Marques, supervisor e professor do curso na escola, conta que o projeto atende às expectativas e informa que o curso teve uma boa recepção por parte dos educandos. “O interessante é mostrar o que funciona por trás do que eles usam, geralmente as pessoas usam sites, mas não sabem como se faz, e eles tiveram a oportunidade de criar algo que utilizariam. No dia a dia foi maravilhoso trabalhar com essas crianças, porque apesar de sermos professores conseguimos aprender coisas novas. É uma troca de experiência, e apesar de serem crianças e não terem tido contato ainda com o projeto, se interessam, porque é preciso apenas dar uma coisa nova para eles, pois os mesmos têm o prazer de descobrir esse novo”, afirmou.