Idear qualifica 591 alunos por meio do Programa Criando Oportunidades do Governo do Ceará

  • -

O Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear, como um dos executores do Programa Criando Oportunidades do Governo do Ceará, promoveu 24 cursos de qualificação em todo o Estado e formou um total de 591 alunos.

 

As qualificações foram em diversas áreas e profissões, como Costureiro, Eletricista, Mecânica de Motos, Doces e Salgados, Pedreiro, Masseiro e Recepcionista de Hotel. Profissionais de 15 municípios do Estado foram beneficiados, especificamente de Fortaleza, Maracanaú, Guaiuba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Umirim, Pacatuba, Quixeramobim, Trairi, Pacajus, Baturité, Icapuí, Cascavel, Mulungu e Aracoiaba.

Três destes 24 cursos foram executados pelo Idear em unidades prisionais do Estado, contribuindo para a reinserção social e profissional de 75 detentos. Um total de 25 alunos participaram do curso de Costura, realizado na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto – CPPL 2, em Itaitinga. Outros 25 presidiários receberam formação em Mecânica de Motos, na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo – PFHVA, na Pacatuba. Em Fortaleza, no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II – IPPOO II, 25 foram capacitados no Curso de Masseiro (Pizzas e Massas).

Todas as qualificações, que são totalmente gratuitas e possuem 120 horas/aula, visam atender as demandas do mercado de cada município ou região. Parte dos alunos recebem kits instrumentais de trabalho para começarem a executar seu próprio negócio ou atuarem na profissão. Segundo o último relatório oficial do Governo do Estado, este ano, entre janeiro e agosto de 2014, 2.871 trabalhadores foram qualificados ou estavam em processo de formação, foram distribuídos 112 kits instrumentais de trabalho e beneficiados mais de 40 municípios.

Saiba Mais – O Criando Oportunidades, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS do Governo do Ceará, tem como objetivo desenvolver um processo contínuo de formação profissional dos públicos priorizados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza – Fecop. A ideia é viabilizar a realização de ações de qualificação social e profissional e de estratégias que possibilitem a inclusão social e produtiva destes segmentos.

O público-alvo são jovens de 16 a 24 anos à procura do primeiro emprego, mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico e pessoas que trabalham em condição autônoma e por conta própria. Além disso, o Criando Oportunidades visa beneficiar segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal e de medidas socioeducativas, trabalhadores sem ocupação e desempregados. A execução dos cursos é de ONGs, em parceria com associações comunitárias, secretarias municipais com atuação na área de qualificação, entre outros.