Idear recondiciona 300 computadores que irão equipar 27 estações digitais da Fundação Banco do Brasil

  • -

O Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear,  que é Estação de Articulação Regional – EAR da Fundação Banco do Brasil – FBB desde janeiro de 2012, está  recondicionando 300 computadores desktops que irão equipar 27 estações digitais do Ceará. Os equipamentos foram doados pela Superintendência Regional do Banco do Brasil no Estado e vão, a partir de outubro, serem entregues às estações digitais que estão sendo beneficiadas pelo processo de revitalização da Fundação do Banco do Brasil, que é operacionalizado pelo Idear  no Ceará e em sete outros estados nordestinos.  As 27 estações digitais que receberão os equipamentos beneficiam cerca de 10,8 mil cearenses por ano, com ações de inclusão sociodigital, como acesso à internet e cursos de qualificação.

Resultados – O Idear realizou encontros com educadores sociais e gestores das Estações Digitais de Alagoas e Pernambuco, encaminhou 31 kits de computadores desktops recondicionados e entregou kits de padronização visual das Estações para 80 projetos que estão dentro da primeira etapa do processo de articulação em rede. Também já foram realizadas 44 visitas de articulação em rede nas estações digitais dos estados do Ceará, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte e estão agendadas mais 24 visitas, até dezembro, em vários estados do Nordeste.

Revitalização – A revitalização das Estações Digitais consiste na padronização visual, instalação e renovação de computadores, disponibilização de internet, estabelecimento, constituição ou reativação conselho gestor, utilização da plataforma de conhecimento da Fundação Banco do Brasil e articulação com as outras Estações Digitais. A Estação Digital também divulga e mobiliza os potenciais beneficiários de serviços, principalmente sociais, do Banco do Brasil para a comunidade local como: FIES, Micro Crédito Produtivo, Minha Casa, Minha Vida, entre outros. Além disso, o Instituto Idear juntamente com as estações digitais em suas áreas de abrangência divulgam formações abertas, editais, conhecimentos específicos, integrando uma rede ativa que troca informações.