Idear utiliza tecnologia para otimizar desempenho na gestão da saúde pública

  • -

O Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear tem grandes soluções e resultados para a gestão da saúde pública, tendo como base dois aplicativos de última geração, o Sistema Nacional de Regulação – Sisreg, disponibilizados pelo Datasus, e o PSF Livre, modelo de gerenciamento desenvolvido pelo Idear, utilizando software livre. Este trabalho se concretizou em experiência exitosa no Município de Maracanaú, com a Informatização de 30 postos de saúde, cadastramento de 58.032 mil famílias e implantação da Central de Regulação de Consultas, que conta com 37 pontos de atendimento, viabilizando 300 mil procedimentos agendados anualmente.

 

Por meio da tecnologia aplicada à gestão da saúde pública executada pelo Idear, a Secretaria de Saúde de Maracanaú melhorou o atendimento à saúde do cidadão, reduziu as filas físicas, elevou o controle sobre atendimentos eletivos, exames e consultas e racionalizou os custos com procedimentos de alto custo.  De acordo com Thamyres Holanda, diretora técnica do Idear, através da Central de Regulação Automatizada é possível controlar e gerenciar a execução de todos os procedimentos ambulatoriais e hospitalares eletivos.

Já a Informatização dos Postos de Saúde permitiu: atender prioritariamente cidadãos residentes no Município; agendar consultas e procedimentos; automatizar o registro do atendimento e da produção dos serviços; dispensar medicamentos preferencialmente para residentes na Cidade; controlar as farmácias; descentralizar as informações do Sistema de Informação da Atenção Básica – SIAB, permitindo a exportação automatizada dos dados para o Ministério da Saúde.

A Central de Regulação de Consulta, por exemplo, tem como base o Sisreg III (terceira versão), disponibilizado pelo Datasus e com operação direta pela Internet. O Sisreg III tem módulos independentes para a Central de Marcação de Consultas/Exames – CMC e Central de Internação Hospitalar – CIH. Já a Informatização dos postos de Saúde tem como base o PSF Livre, disponibilizado pelo Instituto Idear e com operação direta pela internet. O programa é um modelo de gerenciamento de cadastro das famílias e pessoas residentes em Maracanaú.

Depoimentos:

“O PSF Livre é uma ferramenta com grandes resultados no controle de estoque. Com ele podemos visualizar os estoques existentes de outras farmácias da Avisa, possibilitando realizar pedidos extras e transferências de  medicamentos para essas unidades. O PSF Livre permite também visualizar o histórico do paciente e os medicamentos que o mesmo recebeu. Além disso, é  bem prático na emissão de relatórios, elaboração dos mapas para as enfermeiras, consumo médio mensal de medicamentos e quantidades de receitas dispensadas diariamente”, Fransuilma Batista Nogueira, farmacêutica da Avisa II de Maracanaú.

“O nosso posto do Alto Alegre I foi piloto do projeto PSF Livre. Tivemos capacitação e fomos orientadas a sempre manter os cadastros atualizados e organizados. O sistema é muito importante para o agente de saúde, pois nos ajuda a manter nossas famílias sempre atualizadas. O software nos permite elaborar relatórios sobre nossos pacientes e gestantes, quantidade de moradores, entre outras informações estratégicas. Não posso deixar de dizer que é um sistema fácil de utilizar, rápido e o acesso é via navegador na Internet”, Maria da Conceição Azevedo Lima, do Posto de Saúde do Alto Alegre I, em Maracanaú.

“Há 12 anos trabalho com marcação de consulta. Antes era por telefone e hoje é com o sistema Sisreg. Posso dizer que mudou bastante e para melhor o nosso trabalho, Além de humanizar o atendimento, ele facilitou também a vida dos usuários. O serviço ficou mais transparente e a população está mais satisfeita e informada  sobre os serviços oferecidos na saúde”, Brígida Oliveira, do Posto de Saúde Fernandes Távora, em Maracanaú.