Idosos redescobrem o mundo por meio da informática

  • -

A informática está propiciando uma nova experiência de vida para uma turma de 80 idosos de Maracanaú. Eles são alunos do telecentro de Centro de Convivência do Idoso – CCI do Governo de Maracanaú e fazem o Curso Informática para Iniciantes do programa de inclusão sociodigital e formação tecnológica SeLiga.

Os participantes aprendem desde atividades simples como ligar o computador, acessar e usar o sistema operacional até utilizar editores de texto, planilhas de cálculo e usar o navegador para Internet. Os idosos passam a explorar, por exemplo, as Redes Sociais, permitindo que eles ampliem seus contatos, revejam velhos amigos e construam novas amizades, ou seja, novas oportunidades de interação social para esses jovens da terceira idade.

O SeLiga é um programa da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Formação Tecnológica do Governo de Maracanaú, gerenciado pelo Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear.

Veja como o SeLiga vem mudando a vida das pessoas:

“Vejo a importância do telecentro como um meio de acompanhar a evolução, a tecnologia e a modernidade. A internet serve principalmente para consultar e ouvir música clássica, que é meu estilo musical preferido. O melhor benefício do computador, sem dúvida, é a comunicação. Falar com pessoas que estão longe é uma grande vantagem”, Erson Pereira Belém, 69 anos, técnico em Telecomunicações aposentado.