Instituto Idear apoia a produção de 1.440 roupas para IV Mostra Infantil de Quadrilhas

  • -

O Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear, por meio do seu Centro de Confecção e Moda, apoiou a produção de 1.440 roupas juninas que abrilhantarão a IV Mostra Infantil de Quadrilhas Juninas do São João de Maracanaú.

O trabalho faz parte do projeto ‘Festivais de Quadrilhas Juninas Infantis’, também chamado de São João da Tradição. A ação visa fomentar novos grupos juninos para participar do São João de Maracanaú, resgatar a tradição das quadrilhas juninas do Município e proporcionar cultura popular tradicional para os maracanauenses, através da arte da dança. O São João de Maracanaú acontecerá de 3 a 18 de julho na Cidade Junina montada na Av. I, do bairro Jereissati, entre o IFCE e o Feira Center. A IV Mostra Infantil de Quadrilhas Juninas de Maracanaú, especificamente, será de 3 a 9 de julho no Quadrilhódromo do São João de Maracanaú, a partir das 18 horas.

Projeto – O projeto São João da Tradição é uma parceria intersetorial > envolvendo as Secretarias de Cultura e Turismo, Educação, Assistência Social e Cidadania – Sasc e Trabalho, Emprego e Empreendedorismo – Setee do Governo de Maracanaú, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maracanaú – CMDCA e Instituto Idear. As camisas, calças, vestidos, vestidos de noivas e lenços juninos produzidos no Centro de Confecção e Moda do Idear farão parte das apresentações das quadrilhas juninas infantis de 30 equipamentos públicos, sendo 26 escolas municipais e quatro Centros de Referência da Assistência Social – Cras do Município.

Foram formadas 30 quadrilhas juninas, somando 960 participantes, entre crianças e adolescentes com a faixa etária de 8 a 15 anos. Os ensaios foram realizados até o final de junho, sendo ministrados por 15 instrutores que foram contratados para preparar os grupos juninos e montar os temas e coreografias.

Equipe – Cerca de 11 profissionais, entre instrutores e alunas do Centro de Confecção e Moda do Instituto Idear, estiveram envolvidos na confecção das 1.440 roupas juninas.