Arte e Cultura na Rede: Envolvendo e Incluindo a Comunidade

  • -

Os projetos comunitários são uma forma de envolver cada vez mais a comunidade e seu telecentro, contribuindo para a construção do seu conhecimento, da identidade e da sua atuação. Atualmente o Polo Setentrional, coordenado pelo Instituo Idear, conta com a participação, em média, de 44 monitores elaborando, executando ou finalizando seus projetos comunitários.

A monitora Gessica Silva, da cidade de Itapiúna, interior do Ceará, desenvolveu o projeto Arte e Cultura na Rede, que tem como foco principal divulgar o trabalho dos artesãos da cidade.

No projeto, Gessica utilizou a ferramenta do Facebook, para ensinar aos participantes como divulgar seus produtos através de imagens, descrição das peças e preços, na internet. Dessa forma, o trabalho do artesão tem ampla visibilidade podendo conquistar consumidores e mercados em outros municípios, outros estados e até países.

Para obter um bom resultado com o projeto, Gessica criou um cronograma de palestras para apresentar o Facebook, sua forma de utilização e como fazer pesquisas de forma produtiva na internet e encontrar informações para gerar conteúdo compatível e de qualidade para a fanpage do artesão.

Em seguida, os participantes tiveram oficinas sobre artesanato e preservação ambiental e foram orientados a criarem o catálogo das peças no Facebook, preservando as características e identidade cultural da comunidade e da região de Itapiúna, no Ceará.

“O processo de concepção do projeto é dinâmico e livre para que os monitores possam criar juntamente com a comunidade, a proposta é que a própria comunidade se aproprie do projeto dando a ele continuidade”, explicou Paulo Pereira, tutor de Gessica da Silva.

 

Assessoria de Comunicação Idear

comunicacao@idear.org.br