Instituto Idear realiza I Mostra Tecnológica do Projeto Programando e Aprendendo

  • -

O Instituto Idear realizou, na última quinta-feira, 15 de agosto, a I Mostra Tecnológica do Projeto Programando e Aprendendo. O evento é uma iniciativa que acontece dentro do cronograma do projeto, com o objetivo de possibilitar que os participantes possam interagir com a comunidade, exibir os projetos desenvolvidos no decorrer do curso, além de serem inseridos no processo de construção de uma sociedade mais tecnológica e inclusiva.

A mostra, que aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Maracanaú), foi aberta a visitação dos presentes às 14 horas. No hall de entrada, era possível conhecer alguns dos projetos desenvolvidos pelos alunos, entre games, aplicativos web e projetos de robótica. Outra atração disponível aos visitantes, era a possibilidade de conhecer aplicações de realidade virtual e até de operar um drone, no circuito montado no espaço.

Às 14h35, deu-se início a solenidade de apresentação do projeto e certificação dos participantes presentes. A abertura ficou por conta do coordenador técnico do Instituto Idear, Wagner Rodrigues, que apresentou aos presentes as inovações e práticas de sucesso no decorrer do primeiro semestre de 2019, no âmbito do projeto e, em seguida, exibiu um vídeo com jogos e projetos desenvolvidos pelos participantes. O momento foi complementado com as falas do Diretor Executivo do Instituto Idear, Paulo Germano e do Coordenador Pedagógico do projeto, Cláudio Joventino. “Transformar a vida das pessoas é a grande missão do Instituto Idear e nós acreditamos que não é possível mudar o mundo todo [de uma vez], mas se começarmos a transformar o lugar onde vivemos, aos poucos, seremos uma sociedade mais inclusiva e melhor para todos” – comentou Paulo Germano, em sua fala. Além disso, Paulo Germano parabenizou os concludentes dos cursos e agradeceu a parceria de diversas instituições e projetos – entre eles, a Prefeitura de Maracanaú, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Trust for The Americas (no âmbito do Projeto Poeta YouthSpark em conjunto com a Microsoft), o Hapvida e o grande apoio do Criança Esperança (iniciativa da Rede Globo em parceria com a Unesco). O evento também contou com a presença do professor Aloisio Sousa, representando a parceria com as escolas profissionalizantes, e do professor Ailton Gomes, do Núcleo de Tecnologia Educacional de Maracanaú.

Ao fim da solenidade, que ainda contou com a belíssima apresentação do Coral Tecnológico do Projeto Música e Tecnologia na Escola, da escola municipal Francisca Florência da Silva, os concludentes receberam seus certificados e assinaram a ata do evento. Após o fim da cerimônia, os presentes receberam o lanche e puderam continuar a visitação à mostra, até o fim da tarde.