Reunião Comitê Gestor

  • -

Foi realizada entre os dias 13 e 14 de março, no Ministério das Comunicações, em Brasília, a XII Reunião do Comitê Gestor da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital.

A reunião teve como intuito debater as estratégias de aprendizagem da formação dos monitores bolsistas e não bolsistas e a finalização do curso de gestores do programa Telecentros.BR.

O Polo Nordeste Setentrional comandado pelo Instituto Idear foi representado por Marlene Dutra, coordenadora pedagógica e Fernando Fasti, coordenador executivo. Além deles, estiveram presentes no evento os coordenadores executivos e pedagógicos dos outros seis Polos Regionais do programa Telecentros.BR: Polo Norte, Polo Nordeste, Polo Centro-Oeste, Polo Sul, Polo Sudeste e Polo Sudeste Meridional, e representantes da Secretaria de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações.

Na pauta da reunião foram discutidos assuntos como: a infraestrutura da plataforma Moodle, utilizada como ferramenta de ensino à distância na capacitação dos monitores do programa Telecentros.BR, o curso para os gestores do programa, aprovação do plano de comunicação para a Rede Telecentros.BR, estratégias de aprendizagem na Rede, conteúdo da formação dos monitores dos Telecentros.BR, entre outros temas relevantes.

Saiba mais sobre o Telecentros.BR

O Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades (Telecentros.BR) é uma ação do Governo Federal e do Ministério do Planejamento, de apoio à implementação de novos espaços públicos e comunitários de inclusão digital e o fortalecimento dos Telecentros que já estão em funcionamento no Brasil.

Nos Telecentros são disponibilizados equipamentos de informática, mobiliário e serviços de conexão em banda larga de acesso à internet. Além disso, também são realizados cursos de formação e oferecidas bolsas de auxílio financeiro para os monitores que atuarem como agentes de inclusão digital nos Telecentros. Os monitores capacitados têm a missão de auxiliar os usuários dos Telecentros sobre o manuseio do computador, acesso, navegação e pesquisa na web.

O projeto Telecentros. BR é dividido em três categorias de colaboradores. Os monitores, que atuam diretamente nos Telecentros, como agentes de inclusão digital. Os tutores que têm contato com os monitores por meio de plataforma de Educação à Distância (Moodle), realizam a formação dos monitores que vão atuar nos Telecentros. E os supervisores que debatem com os tutores as arquiteturas de percurso de aprendizagem para ser aplicada aos monitores numa aprendizagem em rede.

O instituto Idear é responsável pelos cursos de formação ministrados aos Supervisores, Tutores e Monitores do Polo Nordeste Setentrional. Um dos principais objetivos dos cursos é aprofundar a concepção de inclusão digital através do ensino à distância para esse público, incentivando o desenvolvimento de projetos comunitários nos Telecentros, apresentar aos participantes o ambiente de aprendizagem virtual, baseado na plataforma Moodle, os objetivos pedagógicos da formação, entre outros tópicos.

Conheça mais sobre o programa Telecentros.BR no site:

www.telecentros.br.com

 

Fonte:

Site Programando o Futuro

http://www.programandoofuturo.org.br/

 

Assessoria de Comunicação Instituto Idear

comunicacao@idear.org.br