Centros Poeta Idear

O Instituto Idear firmou, em 23 de fevereiro de 2018, parceria com a The Trust for the Americas/OEA para gerar novas oportunidades econômicas para os jovens de Maracanaú. 

A parceria entre o Instituto Idear e a The Trust for the Americas, organização americana membro da Organização dos Estados Americanos (OEA), possibilitará que centenas de jovens do município e de suas cidades vizinhas, tenham acesso a uma formação integral, envolvendo capacitações para o uso de novas Tecnologias, Cidadania e Desenvolvimento Humano, além do Empreendedorismo, permitindo que ampliem seu repertório, qualifiquem-se e conectem-se às oportunidades existentes, facilitando a construção de projetos de vida e sua inserção no mercado de trabalho.

O Instituto Idear passa a integrar a Franquia Social POETA – Programa de Oportunidades Econômicas através da Tecnologia nas Américas, iniciativa global da The Trust na América Latina e Caribe, formada por uma Rede Latinoamericana de Centros POETA com mais de 200 Centros Tecnológicos que atuam sob a premissa de mobilizar parcerias globais para promover a inclusão digital, social e a geração de oportunidades econômicas e educativas para populações vulneráveis.

A parceria prevê a implementação de 10 Centros POETA Idear – espaços inclusivos, equipados com computadores e tecnologias adaptadas – que atenderão às comunidades com propostas inovadoras com foco na tecnologia, no desenvolvimento de competências socioemocionais e técnicas e na inovação para que os jovens passem a ser protagonistas e interlocutores legítimos de seu processo de transformação e desenvolvimento.

A primeira iniciativa já está em andamento: o Projeto POETA YouthSpark, em parceria com a Microsoft, tem por objetivo a criação de oportunidades econômicas em educação, empregabilidade ou micro empreendimentos para jovens entre 16 e 29 anos de idade, especialmente mulheres, por meio da formação integral através do uso e apropriação das TIC e da Ciências da Computação, além do desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.

Saiba como participar dos projetos dos Centros POETA Idear

  • Empresas
  • Jovens
  • Organizações Sociais
  • Universidades / Faculdades

 

Sobre a The Trust for the Americas (www.trustfortheamericas.org)

The Trust for the Americas é uma organização social americana membro da Organização dos Estados Americanos (OEA). Fundada em 1997, a organização visa promover parcerias públicas e privadas a fim de desenvolver projetos sociais e econômicos na América Latina e no Caribe. Suas iniciativas, implementadas por meio de parceria com organizações locais, buscam facilitar a criação de oportunidades econômicas, promover o acesso à inovação, à inclusão social e à boa governança. A The Trust oferece às organizações parceiras, um portfólio metodológico por meio da Franquia Social POETA, composto de recursos, serviços e benefícios. Já implementou projetos em 24 países e atuou com mais de 500 organizações sociais.

Comunidade em geral

Para fazer um dos cursos apresentar Xerox do RG, CPF e comprovante de Residência a dos Centros Poeta idear ou na própria sede do Instituto Idear.

Para mais informações entre em contato pelo número 85 3382-6273

Empresas podem ser parceiros

  1. abertura de oportunidades para os jovens – emprego, estágio, Jovem Aprendiz;
  2. apoiar como patrocinador deste projeto ou de um novo projeto nos Centros POETA
  3. divulgar os cursos dentro da empresa
  4. participar do projeto com voluntariado empresarial – os funcionários podem por exemplo dar uma palestra para os jovens
  5. doar equipamentos para equipar os Centros (notebooks, computadores, tablets, celulares)

Organizações sociais:

  1. divulgar os cursos dentro da organização
  2. apoiar no processo de inclusão profissional – indicação de empresas parceiras, por exemplo
  3. apoia enviando jovens para a capacitação

Universidades

  1. divulgar os cursos
  2. apoiar no processo de inclusão profissional – indicação de empresas parceiras, por exemplo
  3. apoia enviando jovens para a capacitação
  4. participar do projeto com voluntariado – os funcionários podem por exemplo dar uma palestra para os jovens
Logos Centros Poeta 1
Logos Centros Poeta