Instituto

O INSTITUTO

O Instituto Idear é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, instituída sob a forma de associação de caráter social, científico e tecnológico, qualificada como organização social, com sede no município de Maracanaú, no estado do Ceará.

Criado em setembro de 2006, o Instituto Idear foi qualificado como organização social em março de 2007, quando passou a ser considerado de utilidade pública pelo município de Maracanaú. O Idear está inscrito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente desde março de 2008, tendo sido também qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público-OSCIP, por despacho de 06/10/2009 e processo MJ 08071.019708/2009-59, com duração indeterminada.

Em 2010, o Idear consolidou sua presença no cenário nacional ao ser escolhido como uma das 7 (sete) instituições, em todo Brasil, a compor a Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital do programa Telecentros.BR, ação do Governo Federal de apoio à implantação de novos espaços públicos e comunitários de inclusão digital e o fortalecimento dos que já estão em funcionamento em todo o território.
Até então, como Polo Estadual do Ceará, o Instituto capacitou 1.300 monitores, dispostos em mais de 80 municípios cearenses, além de gerenciar as atividades realizadas em mais de 50 telecentros no estado do Ceará.

Em 2011, o Instituto amplia abrangência de atuação e passa a conduzir o Polo Nordeste Setentrional da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital do Programa Telecentros.BR gerenciando a capacitação de agentes de inclusão digital também nos estados do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, no contexto do projeto Telecentros.BR, para cumprimento de um programa de capacitação de 240 a 480 horas nas área de Gestão de Telecentros, Participação Comunitária, Tecnologia da Informação, Produção e Publicação de Conteúdos.