Curso Marketing Digital do Instituto Idear e Coelce forma primeiros alunos

  • -

O Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear concluiu as primeiras sete turmas do Curso Marketing Digital, do projeto Movimento Criativo.

A qualificação executada pelo Idear, nos bairros Jereissati I e Pajuçara, no município de Maracanaú, faz parte do programa de eficiência energética Luz Solidária da Companhia Energética do Ceará – Coelce e conta com o apoio do Governo Municipal de Maracanaú. No total, 120 alunos participaram das primeiras turmas do Curso Marketing Digital, dos quais 20 conseguiram uma ocupação no mercado de trabalho.

 

De acordo com Wagner Rodrigues, diretor técnico do Instituto Idear, após a formação na parte teórica do curso Marketing Digital, os alunos realizaram “visitas técnicas” em pequenas empresas do município de Maracanaú, para colocar em prática o conhecimento que adquiriram no curso. “Os atendimentos foram realizados de maneira voluntária em diversas empresas, como lojas de sushi, de refrigeração, roupas, mercadinhos, padaria, lojas de informática, variedades e outras. Nesse atendimento os jovens realizaram um planejamento de negócio, juntamente com um plano de ação para que os empreendedores de Maracanaú pudessem melhorar as suas vendas e expandir a sua marca para mais clientes da região”, detalha. No total foram realizadas mais de 60 visitas técnicas.

 

Conteúdo – O curso tem duração de 202 horas e conta com amplo conteúdo, com módulos de Introdução ao Marketing, Empreendedorismo e E-Commerce, Publicidade e Propaganda, Identidade Visual e Projeto Final que com 20 horas de trabalho voluntário e visitas técnicas em micro e pequenas empresas do Município. Um total de 120 jovens foram selecionados e iniciaram o curso, que foram distribuídos nas sete primeiras turmas, sendo duas no turno da manhã, quatro no turno da tarde e uma no período da noite.

 

Sobre o Luz Solidária – Eficiência energética e solidariedade são as palavras-chave do Luz Solidária, projeto da Coelce lançado em 2010. A iniciativa tem o objetivo de estimular o uso de eletrodomésticos eficientes, respeitando o meio ambiente por meio da troca de eletrodomésticos velhos por equipamentos novos e econômicos. A troca proporciona a oportunidade de contribuir com um projeto social – cujo um deles é o Curso Marketing Digital, do projeto Movimento Criativo do Instituto Idear. Ao comprar um novo equipamento, o cliente recebe um desconto e escolhe um dos projetos sociais cadastrados no Luz Solidária, para com ele dividir o desconto recebido. As iniciativas têm foco na geração de renda e no desenvolvimento do estado, incentivando o micro empreendedorismo. Para participar do projeto, basta procurar uma das lojas cadastradas em todo o estado, conhecer o programa, escolher o eletrodoméstico e um dos projetos sociais e solicitar o desconto. Os clientes que adquirirem equipamentos novos e eficientes, por meio do Luz Solidária, entregarão o equipamento antigo, que será 100% reciclado.