Idear é Estação de Articulação Regional – EAR da Fundação Banco do Brasil

  • -

O Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear é Estação de Articulação Regional – EAR da Fundação Banco do Brasil – FBB. A parceria firmada em janeiro de 2012, consolidou o Idear como responsável pelo processo de revitalização das Estações Digitais da Região Nordeste, com exceção do Estado da Bahia.

Revitalização – A revitalização das Estações Digitais consiste na padronização visual, instalação e renovação de computadores, disponibilização de internet acima de 1 mb, estabelecimento, constituição ou reativação conselho gestor, utilização da plataforma de conhecimento da FBB e articulação com as outras Estações Digitais. Na prática, a Estação Digital oferece todo o conjunto de serviços do Banco do Brasil para a comunidade local: como FIES, Micro Crédito Produtivo, Minha Casa, Minha Vida, entre outros. Além disso, divulga formações abertas, editais, conhecimentos específicos, integrando uma rede ativa que troca informações.

Diversidade – As estações atendidas pelo Idear/ FBB se destacam pela diversidade nos serviços prestados às comunidades: as entidades trabalham com dependentes químicos, portadores de necessidades especiais, rádios comunitárias, pontos de cultura, cooperativas, associações, sindicatos, entre outros. Essas estações estão na praia, no sertão, na serra, nas comunidades ribeirinhas, nas comunidades rurais, nas favelas, nos assentamentos e nas zonas urbanas.

Primeiras ações – Em Abril de 2013, o Idear realizou encontros com educadores sociais e gestores das Estações Digitais dos estados de Alagoas e Pernambuco e, nos últimos meses, encaminhou os novos kits de padronização visual das Estações Digitais para 80 projetos que estão dentro do processo de articulação em rede. Também já foram realizadas 23 visitas de articulação em rede nas estações digitais do estado do Ceará, Pernambuco, Alagoas e Paraíba e estão agendadas mais 33 visitas, para os próximos três meses, nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Já foram entregues computadores para as estações digitais no Piauí, Alagoas e Sergipe e, após a autorização da FBB, em breve, será realizada a entrega dos computadores dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.