Idear participa do 13º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará

  • -

O Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear participou, por meio de sua diretora técnica, Thamyres Holanda, juntamente com equipe da Secretaria de Saúde de Maracanaú, do 13º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará. O evento aconteceu de 7 a 9 de novembro de 2013, no Centro de Eventos do Ceará. Na ocasião, o secretário de Saúde de Maracanaú, acompanhado por seus técnicos, apresentou suas experiências exitosas na área, bem como montou estande no evento, onde detalhou seus programas e ações aos participantes do Congresso.

Na edição de 2013, o evento teve como tema “SUS 25 anos: o desafio do ordenamento da força de trabalho”, sendo debatido em mesas redondas, palestras, seminários, oficinas e atividades culturais.

Idear na gestão da saúde pública – O Idear tem grandes soluções e resultados para a gestão da saúde pública, tendo como base dois aplicativos de última geração, o Sistema Nacional de Regulação – Sisreg, disponibilizado pelo Datasus, e o PSF Livre, modelo de gerenciamento desenvolvido pelo Idear, utilizando software livre. Este trabalho se concretizou em experiência exitosa no Município de Maracanaú, com a Informatização de 30 postos de saúde, cadastramento de 58.032 mil famílias e implantação da Central de Regulação de Consultas, que conta com 37 pontos de atendimento, viabilizando 300 mil procedimentos agendados anualmente. Essas ações garantiram maior controle e humanização dos serviços da saúde executados pelo município no contexto do SUS.