Uma declaração de coração

Uma declaração de coração

Sua doação ajuda a construir um futuro melhor. 

Transforme o valor devido do seu Imposto de Renda em oportunidades para crianças, adolescentes e idosos do Ceará sem pagar nada a mais por isso.

Entenda como funciona a doação através do Imposto de Renda

Sem pagar nada a mais por isso, pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido (a pagar) para os Fundos da Criança e Adolescente ou do Idoso dos conselhos Municipais e Estaduais.

Os valores arrecadados através da declaração são destinados aos fundos e repassados a projetos sociais que trabalham e beneficiam centenas de pessoas.

Quando o seu imposto chega ao Instituto Idear, as doações são utilizadas para realização dos projetos e tem como objetivo principal beneficiar cada vez mais pessoas.

Conheça os projetos que você pode apoiar

Chá Tecnológico e Social

O Projeto Chá Tecnológico e Social tem como objetivo incluir a pessoa idosa no mundo digital, contribuindo para sua autonomia, convivência e qualidade de vida. O projeto prioriza pessoas de baixa renda, socialmente vulneráveis em vários municípios do Estado.

Durante o projeto, os alunos aprendem a utilizar o celular em todas suas funções, redes sociais, pesquisas na internet, aplicativos de banco e de transportes e muito mais. Além disso, são realizadas diversas atividades complementares como palestras sobre temas de interesse geral que impactam positivamente o dia a dia da pessoa idosa, minicursos de culinária, crochê, canto, saúde, finanças pessoais, desenho e pintura, fotografia, horta em casa, turismo digital e diversos outros temas de interesse da geração 60+. Para facilitar o acesso às atividades online, o projeto disponibiliza um tablet com internet, que ao final das aulas é doado aos alunos.

O Projeto já capacitou 1285 pessoas em 14 municípios e acontece através da parceria com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso e com o Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa de Maracanaú. O projeto já atende os municípios de Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Morada Nova, Sobral, Senador Pompeu, Canindé, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Russas, Pacoti, Camocim, Maranguape e Maracanaú.

Ajude o Instituto Idear a ampliar o número de pessoas e municípios atendidos!

Eu não sabia nada de celular, só sabia ligar e desligar, e depois do curso, eu sei mexer no WhatsApp, fazer vídeochamada, escrever um texto, mandar foto, filmar (...) Para mim, foi um ensino muito proveitoso. Espero que muitos tenham a oportunidade que eu tive, pois se tiver, vai mudar a vida de muita gente”.
José Otacílio
63 anos

Programando e Aprendendo

O projeto ensina lógica de programação para crianças e jovens, estimulando o raciocínio lógico matemático, a criatividade, a escrita, a leitura, bem como a concentração. Ao final das aulas os alunos, prioritariamente estudantes das escolas públicas, realizam e apresentam seus próprios projetos de aplicativos, jogos e robótica.

Durante o projeto são realizados cursos de Desenvolvimento de Jogos, Desenvolvimento de Aplicativos e Robótica Educativa, além das atividades extras que abordam temas transversais como segurança na rede, cyber bullyng, estatuto da criança e do adolescente, profissões na área de tecnologia e outros.

O Programando e Aprendendo acontece desde 2015 e já atendeu cerca de 2.355 crianças e adolescentes em Maracanaú em parceria com oo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. No Ceará, com a parceria do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, a iniciativa já contemplou cidades como Fortaleza, Sobral, Caucaia e Itapipoca com 200 alunos certificados.

Ajude o Idear a ampliar o número de crianças e jovens atendidos!

Estou muito feliz, porque aqui aprendo muito sobre programação, tecnologias e também estou gostando muito, porque quando for no final do curso eu vou estar sabendo muitas coisas sobre programação. E aí, eu vou algum dia poder ter uma profissão muito boa por causa disso.”
Vitor Gabriel
12 anos

Acompanhe o passo a passo na hora da sua declaração

Passo 1: Depois de preencher os seus dados, escolha a opção: Doações diretamente na declaração;

Passo 2: Em seguida, escolha o Fundo que você deseja doar (Criança e Adolescente ou Idoso);

Passo 3: Na parte inferior clique na opção “Novo”;

Aqui você irá escolher para qual fundo será destinada a doação

Passo 4: Em Tipo de Fundo, selecione Municipal;

Passo 5: Em UF selecione CE- Ceará e município Maracanaú;

Passo 6: O aplicativo calcula o valor disponível para doação;

Passo 7: Coloque o valor que foi calculado;

Observação: Você poderá destinar até 3% do imposto devido para o Fundo da Criança e do Adolescente e até 3% para o Fundo do Idoso.

Repita o processo anterior escolhendo a opção Fundo do Idoso em “Novo”

Passo 8: Em Tipo de Fundo, selecione Estadual;

Passo 9: Em UF selecione CE- Ceará;

Passo 10: O aplicativo calcula o valor disponível para doação

Passo 11: Coloque o valor que foi calculado.

Gere a DARF

Passo 12: Selecione a aba “imprimir”, depois clique na opção DARF – Doações diretamente na declaração – ECA ou Idoso, de acordo com o tipo de fundo que você doou.

Conclua normalmente a declaração do seu IR e efetue o pagamento da DARF.

Último passo

Para que a sua doação seja destinada é ao Instituto Idear, é muito importante o envio do comprovante de doação para o e-mail: doacao@idear.org.br, ou se preferir, para o WhatsApp: (85) 3383.3580.

Obs: se o Instituto Idear não receber o seu comprovante, a sua doação não será direcionada aos nossos projetos.

Em caso de dúvidas entre em contato conosco: (85) 98601.0551 / 3383.3580 (fixo)​