Jovem aprendiz

Conheça o programa do menor aprendiz:

O programa Menor Aprendiz tem alguns requisitos os quais devem ser atendidos tanto pelas empresas quanto pelos jovens candidatos ao seu primeiro emprego.

Empresas com vagas abertas para a inscrição de menores aprendizes!

O programa é dirigido às médias e grandes empresas as quais devem ter de 5 a 15% do total do quadro de colaboradores composto de aprendizes.

Como tornar-se um jovem aprendiz?

Para tornar-se um Jovem Aprendiz , é necessário que o jovem tenha entre 14 e 24 anos, preferencialmente tenha feito o curso de Capacitação Básica para o Trabalho oferecido gratuitamente nas unidades parceiras  ou via ensino à distância, esteja cursando ou já tenha concluído o ensino fundamental e matriculado em curso de Aprendizagem. O jovem que já participou do programa, não poderá se candidatar para mesma área ocupacional.

JovemAprendiz2
JovemAprendiz

A Importância do Jovem Aprendiz para o Mercado de Trabalho

Jovens com idades entre 14 e 18 anos podem aproveitar as oportunidades de trabalho do programa Jovem Aprendiz, oferecido por diversas empresas públicas e privadas em todo o Brasil. Algumas empresas, porém, contratam jovens até 24 anos.
O programa é ótimo para jovens em busca de primeiro emprego, principalmente os que buscam um curso de qualificação profissional para iniciar no mercado tendo não apenas experiência prática, mas também teórica.
Preparar futuros profissionais é a proposta desse programa que possui uma lei exclusiva (lei nº 10.097 de 2000) que garante a formação técnico-profissional e determina as características desse tipo de contratação.
A lei oferece garantias para ambos os lados, tanto para o jovem interessado em iniciar sua vida profissional, quanto para a empresa que irá contratá-lo oferecendo formação técnica, profissional e uma remuneração mensal.
Em contrapartida, o jovem se compromete com a empresa podendo se desenvolver como um profissional responsável que cumpre com suas tarefas tanto no curso profissionalizante que é oferecido, quanto nas atividades diárias na empresa.