Pessoas da geração 60+ de treze municípios do Ceará serão capacitadas sócio digitalmente nas tecnologias do dia a dia

  • -

O “Chá Tecnológico e Social Itinerante” conta com a parceria de diversas empresas patrocinadoras que acreditam no objetivo do projeto de inclusão digital+

O Instituto Idear, por meio do Chá Tecnológico e Social Itinerante, está iniciando a segunda edição do projeto em treze municípios do estado. Para essa próxima edição, está sendo preparada a capacitação de mais 500 idosos, com material didático e um tablet, com internet, para acompanhar as aulas. O curso é 100% gratuito.

Todo o projeto é apoiado por doze empresas, dos mais variados setores do mercado, que patrocinam e acreditam na missão do chá tecnológico em incluir idosos mais vulneráveis no mundo digital. Nas aulas, os participantes realizam atividades voltadas para o ensino das tecnologias do dia a dia, como utilizar o celular e suas funções, navegar na internet e fazer pesquisas, usar aplicativos de bancos, transporte e redes sociais. Além disso, os alunos participam de atividades complementares de culinária, crochê, canto, ginástica, educação financeira, entre outros.

Realizado pelo Instituto Idear, o projeto acontece no âmbito do Fundo Estadual da Pessoa Idosa, através da doação das empresas parceiras, com o acompanhamento do Conselho Estadual do Direito do Idoso – CEDI e com o apoio local das Prefeituras de cada município.

As novas turmas acontecem nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Morada Nova, Sobral, Senador Pompeu, Canindé, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Russas, Pacoti, Camocim e Maranguape.

Sobre o Chá Tecnológico
As primeiras edições do projeto aconteceram entre 2019 e 2021. Nesse período, 868 pessoas foram beneficiadas, todos com o acesso a tablet e internet para acompanhamento e participação nas atividades do projeto, que ao final do itinerário formativo foram doados aos participantes. Atualmente, o Chá Tecnológico em Maracanaú está capacitando mais 400 pessoas.

Instituto Idear
O Instituto Idear é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 15 anos realizando projetos sociais voltados para crianças, jovens e adultos, com sede no município de Maracanaú, no estado do Ceará.