Projeto Programando e Aprendendo Itinerante certifica 83 jovens em São Gonçalo

  • -

Alunos concluíram os cursos de programação e robótica realizados em escolas parceiras do projeto

 

Iniciamos o mês de agosto com um momento de celebração e conquistas no Projeto Programando e Aprendendo Itinerante. Na última quinta-feira, 07/08, realizamos a certificação de 83 estudantes de duas escolas participantes na cidade de São Gonçalo do Amarante.

A Escola Professora Alba Herculano Araújo, localizada na Taíba, formou 40 dos seus alunos no curso de Lógica de Programação e Pensamento Computacional, capacitando-os para compreender e criar soluções tecnológicas de forma criativa e estruturada. Já a Escola Manoel Pereira de Brito, no Pecém, celebrou a conclusão de 43 alunos no curso de Robótica Básica, no qual os estudantes aprenderam os conceitos básicos de eletrônica, compreendendo seus componentes e funcionamento. Além disso, foi apresentada uma introdução à programação para controlar e executar funções em robôs, bem como a prototipagem de projetos.

Mais do que a entrega de certificados, o evento marcou a valorização do esforço, da dedicação e do talento desses jovens. O projeto segue com o propósito de levar educação tecnológica de qualidade e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais a diferentes regiões do Ceará, criando oportunidades para que crianças e adolescentes se preparem para o presente e o futuro.

O momento contou com a presença dos instrutores, dos alunos e seus pais, representantes pedagógicos das escolas, do Secretário da Educação de São Gonçalo do Amarante, Júnior Oliveira, e da equipe do Instituto Idear.

“Meu filho entrou no curso de robótica, foi uma experiência muito boa. No decorrer do curso, ele foi se desenvolvendo, persistiu e continuou. Depois, no final do curso, conseguiu desbloquear todas as ilhas, ficando muito feliz. Nele, criou-se um sentimento de perseverança que a gente leva para a vida. Ele teve bons rendimentos e hoje tem mais aptidão e conexão na área de tecnologia”, relata  Luana, mãe de Nicolas Almeida, participante do projeto.

“Primeiramente, quero agradecer ao Instituto Idear por toda a parceria, porque a palavra que realmente define esse projeto é parceria. Quando ele nos procurou, a gente se colocou à disposição, até porque uma formação continuada para os nossos alunos, com certificação, interação e uma aprendizagem colaborativa — que é a ideia da programação e da robótica —, era de fundamental importância”, ressalta Júnior Oliveira, Secretário da Educação do município.

Por meio dessa iniciativa, reafirmamos o propósito do projeto em levar educação tecnológica de qualidade, promovendo inclusão, inovação e novas perspectivas para crianças e adolescentes nas escolas atendidas.