10ª Oficina para Inclusão Digital

  • -

O evento é palco de debates sobre estratégias de ações que promovam a apropriação das tecnologias digitais pela população, tendo como eixo fundamental a inclusão social. O IDEAR é parceiro do evento e realizará ações na Oficina por meio do Programa Telecentros.BR.

 

Segue até hoje, dia 1º, as inscrições para a 10ª edição da Oficina para Inclusão Digital (OID), que ocorrerá de 5 a 7 de dezembro, na cidade de Vitória/ES.

O evento gratuito sediará debates sobre os principais temas de inclusão digital em pauta no país: políticas para expansão da banda larga no país, cidades digitais, iniciativas de formação e educação, desafios das áreas rurais, ribeirinhas e remotas, e as políticas que aliam comunicação, cultura e juventude. O encontro será realizado pelo Ministério das Comunicações do Governo do Estado do Espírito Santo e pela Prefeitura de Vitória.

A Oficina para Inclusão Digital tem papel histórico na construção das políticas públicas voltadas à inclusão digital no país. Desde 2003, reúne entidades da sociedade civil, representantes de programas dos governos, monitores de telecentros, membros de conselhos gestores, além de profissionais, gestores públicos e estudiosos do tema, com o objetivo de debater estratégias e diretrizes de ações que promovam a apropriação das tecnologias digitais pela população, tendo como eixo fundamental a inclusão social.

Além das plenárias principais e encontros dos principais programas de inclusão digital do país, os participantes contarão com palestras, oficinas práticas e atividades paralelas relacionadas à tecnologia de informação e comunicação, além de ações e projetos de inclusão digital. O evento contará também com o lançamento do Fórum Permanente das Instituições do Governo Federal que atuam na Inclusão Digital do Brasil.

O Instituto Idear, como Polo Ceará do Telecentros.BR, irá participar de toda a programação relacionada ao Programa de Inclusão Digital nas Comunidades do Governo Federal. Outro momento importante será o Likando Experiência, o encontro organizado pelos representantes do Idear já foi realizado no Instituto e terá sua versão para o 10º OID, reunindo os monitores do Polo Ceará. O objetivo será discutir e alinhar as perspectivas de projetos comunitários, assim como as práticas telecentristas, a partir dos debates promovidos nas plenárias da Oficina. O Linkando experiências versão OID será uma atividade para organizar métodos de multiplicação nos telecentros do Polo Ceará através de recursos virtuais e formação de redes paralelas de monitores.

A cada ano a Oficina é realizada em uma diferente região do país. Já reuniu milhares de participantes em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Porto Alegre, Salvador, Belém e Belo Horizonte. O público-alvo é composto por coordenadores e monitores de iniciativas de inclusão digital; gestores públicos e privados; autoridades e legisladores; representantes da sociedade civil (ONGs, entidades e associações); professores da rede pública de ensino; estudantes, pesquisadores e especialistas; além de interessados em tecnologias da informação e da comunicação (TICs).

Informações sobre o evento, incluindo a programação, estão disponíveis no sítio eletrônico http://oficina.inclusaodigital.gov.br, no qual também devem ser realizadas as inscrições, gratuitamente.