Idear conclui mais três cursos do Programa Criando Oportunidades

  • -

O Instituto para o Desenvolvimento Econômico e Social – Idear formou mais três turmas do programa Criando Oportunidades do Governo do Ceará. Tratam-se de duas turmas do Curso de Costura, que formaram 38 alunos em Maracanaú, com as aulas terminando na última semana, e uma turma do Curso de Doces e Salgados, que beneficiou 19 alunos em Horizonte, com conclusão na tarde da última segunda-feira, 18.

Essas qualificações estão abrindo novas perspectivas para os participantes, como Ozilene Soares Bezerra, 40 anos, do bairro Zumbi, em Horizonte. Ela conta que, por meio do Curso de Doces e Salgados, poderá aperfeiçoar e expandir os produtos oferecidos em sua lanchonete na Cidade. “Foi um curso muito válido e proveitoso. Aprendi novas receitas e vou trazer mais novidades para os meus clientes, como bolos, tortas, doces e salgados”, detalha. Já Claudiana Gomes da Silva, 30 anos, também aluna do Curso de Doces e Salgados realizado em Horizonte, destaca que já começou a receber encomendas. “Estou recebendo serviços para aniversários e festas de casamento. Esse curso abriu uma oportunidade de renda extra”, explica.

Criando Oportunidades – O Idear é um dos executores do projeto “Criando Oportunidades” da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social –  STDS do Governo do Estado do Ceará. O objetivo do Projeto é contribuir para a consolidação da política de geração de emprego, trabalho e renda preconizada pelo Governo Estadual.

O “Criando Oportunidades” favorece a população em situação de vulnerabilidade social, econômica e que sofre restrições quanto à inserção no mercado de trabalho, ou seja, pessoas de baixa renda, que não têm profissão e nem trabalho. As ações são desenvolvidas através de cursos de qualificação profissional. São cursos de Costura, Inglês, Doces e Salgados, Cabeleireiro, Mecânica de Motos, promovidos nas cidades de Baturité, Caucaia, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú e Pindoretama.