Chá Tecnológico e Social Itinerante inicia novas turmas em Fortaleza

  • -

Fortaleza recebeu este mês novas aulas de abertura do projeto Chá Tecnológico e Social Itinerante, voltado à autonomia, cidadania e promoção da qualidade de vida das pessoas idosas. As novas turmas marcaram o início de 176 alunos no projeto. Ao todo, esta edição está atendendo 584 pessoas em 15 cidades. 

Este mês, cinco aulas marcaram o início das novas turmas na Capital. Os eventos aconteceram nos dias 13, 14, 15 e 21 de janeiro, nos bairros Conjunto Palmeiras, Conjunto Ceará, Cristo Redentor, Vila União e José Bonifácio. 

O Chá Tecnológico e Social Itinerante promove aulas voltadas à independência da pessoa idosa no mundo digital, com conteúdos práticos como uso seguro da tecnologia, comunicação online, aplicativos bancários e de transporte, além de temas relacionados à inteligência artificial, segurança digital, memória e raciocínio lógico. O projeto também desenvolve atividades nas áreas de direitos, saúde física e mental, bem como o estímulo a novas habilidades.

A primeira aula do projeto é presencial e tem caráter introdutório. Nesse momento, os participantes recebem o kit do aluno, incluindo tablet com internet, apostila e camisa, além de orientação para utilização do equipamento e acesso às aulas online. Após essa etapa, os encontros passam a ocorrer de forma virtual, com aulas ao vivo de três a quatro vezes por semana.

Além da formação tecnológica, os alunos podem escolher duas entre 14 áreas de interesse, que incluem atividades como cultivo de plantas, pintura, culinária, crochê, dança e canto. O projeto também contempla ações voltadas à saúde mental e à cidadania, com rodas de conversa conduzidas por psicóloga e palestras sobre direitos da pessoa idosa e cuidados com a saúde.