Conselho de Administração do Instituto Idear realiza a 14ª Reunião Ordinária

  • -

O Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear realizou, na tarde do último dia 6 de agosto, a 14ª Reunião Ordinária do seu Conselho de Administração.

Durante o evento, que aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Maracanaú, foi apresentado o projeto Fortaleza Inteligente, da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação – CitiNova da Prefeitura de Fortaleza. A apresentação foi feita pela conselheira do Idear, Professora Vládia Pinheiro.

O Fortaleza Inteligente trabalha com o conceito de “Governo 2.0″, que visa a participação de cidadãos nos governos, por meio de ferramentas abertas e livres. Uma das principais iniciativas que integram o Programa Fortaleza Inteligente é o Portal de Dados Abertos, que será lançado em breve e contará com a participação interativa de usuários e de secretarias vinculadas à Prefeitura de Fortaleza. Através do Programa Fortaleza Inteligente, a população terá acesso, ainda, a pontos de wifi que serão instalados em locais públicos da cidade, para inserção digital dos cidadãos.

Houve também a apresentação prévia da primeira edição da Revista do Instituto Idear, que será lançada ainda neste segundo semestre de 2014. A publicação apresentará os projetos, programas e serviços realizados pelo Instituto, os cases de sucesso e fará um resgate histórico do trabalho do Idear. Na Reunião do Conselho de Administração, foram debatidos ainda outros projetos do Idear, como o de Promoção do Comércio Justo e Solidário, que está sendo estruturado em parceria com a Fundação Banco do Brasil.

O diretor executivo do Instituto Idear, Paulo Germano Fonteles Bezerra, a assessora jurídica do Idear, Angélica Ribeiro, o presidente do Conselho de Administração, Júlio César da Costa Silva (diretor geral do IFCE Campus Maracanaú) e o assessor de Projetos e Inovação, Cláudio Joventino, estiveram presentes à reunião. Bem como os membros do Conselho, Antonio Filho (secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo de Maracanaú), Pedro Hermano Galvão Bezerra (coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação de Maracanaú), Evaldo Dantas de Castro (diretor da Escola Técnica de Maracanaú/SOBEM) e a professora Vládia Célia de Monteiro Pinheiro (professora do Mestrado em Informática Aplicada da Unifor).