Curso de Mecânica de Motos Gera Oportunidades de Negócios em Guaiúba

  • -

O Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear finalizou, na semana passada, o Curso de Mecânica de Motos realizado na Associação de Moradores de Baú, Distrito de Guaiúba. A qualificação, que faz parte do programa Criando oportunidades do Governo do Ceará, tendo como um dos executores o Idear, trouxe grandes perspectivas de geração de renda e empreendedorismo para os alunos participantes.

Segundo Antonio Ribeiro Rodrigues, conselheiro fiscal da Associação, o curso foi de grande proveito e preparou os participantes para o mercado de trabalho. “A tendência é que os profissionais montem suas próprias oficinas de manutenção de motos. Aqui, no Distrito de Baú, temos cerca de 100 motos. Antes, os motociclistas, em caso de manutenção desses veículos, tinham que levar para outros Distritos, para sede ou até mesmo para outra Cidade. Agora, os profissionais capacitados pelo Criando Oportunidades vão poder suprir a demanda por esse serviço em Baú”, destaca.

 

Dentre os educandos capacitados, destaque para Rita de Cássia Duarte da Silva, de 30 anos, a única mulher participante do curso. Ela foi contemplada com um dos 12 kits de ferramentas sorteados e pretende abrir sua própria oficina.  “O curso foi perfeito, maravilhoso. Aprendi muito com essa qualificação. Já tenho o ponto para montar a oficina, em sociedade com outro colega que também fez o Curso de Mecânica de Motos”, planeja. Conforme Rita de Cássia, o Curso gerou para ela e demais alunos uma possibilidade profissional e de geração de renda. “Eu, apesar de me interessar por esse segmento de oficinas, não tinha oportunidade e nem com condições financeiras para pagar uma capacitação desse alto nível”, completa.

Segundo Antonio Rodrigues, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, deve entregar os certificados e kits de trabalho aos alunos durante solenidade prevista para a primeira quinzena de novembro. O Curso de Mecânica de Motos teve 120 horas/aula, onde os alunos tiveram noções de motor, câmbio, suspensão e parte elétrica, e puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso fazendo funcionar uma motocicleta bastante deteriorada, que foi fornecida pelo Idear como parte do material pedagógico.

Criando Oportunidades – O Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico  e Social – Idear é um dos executores do projeto “Criando Oportunidades” da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social –  STDS do Governo do Estado do Ceará. O objetivo do Projeto é contribuir para a consolidação da política de geração de emprego, trabalho e renda preconizada pelo Governo Estadual.

 

O “Criando Oportunidades” favorece a população em situação de vulnerabilidade social, econômica e que sofre restrições quanto à inserção no mercado de trabalho, ou seja, pessoas de baixa renda, que não têm profissão e nem trabalho. As ações são desenvolvidas através de cursos de qualificação profissional. São cursos de Costura, Inglês, Doces e Salgados, Cabeleireiro, Mecânica de Motos, promovidos nas cidades de Baturité, Caucaia, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú e Pindoretama.