Idear e Governo Municipal de Maracanaú realizam ação de inclusão digital na melhor idade

  • -

Maracanauenses da terceira idade estão ampliando seus horizontes pessoais e profissionais por meio da inclusão digital. O Governo Municipal de Maracanaú, por meio do Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear, está realizando o Curso de Informática no Telecentro do Centro de Convivência do Idoso – CCI. São 70 idosos, divididos em cinco turmas, que estão descobrindo o mundo da tecnologia digital por meio dessa qualificação com 60 horas/aula. Por meio do curso, os alunos aprendem a utilizar o computador, navegar na Internet e formatar documentos. A qualificação é uma iniciativa das Secretarias de Ciência, Tecnologia, Inovação e Formação Tecnológica e Assistência Social e Cidadania.

 

Esse curso já tem gerado novas expectativas de vida para os alunos, como Raimundo Paulino da Silva, 70 anos, aposentado e morador da Reserva Pitaguary. “Acho muito importante esse curso. A informática tem mudado e melhorado a minha vida. Antes, eu até tinha medo de mexer em um computador, em uma máquina como essa”, conta Raimundo Paulino, que hoje já encara a informática parte da sua formação humana.

Saiba Mais – O Centro de Convivência do Idoso – CCI, que fica localizado na Avenida X, nº 100, no Jereissati I, em Maracanaú, foi criado em 2007. O equipamento atua no sentido de promover a convivência e fortalecimento de vínculos para a pessoa idosa em Maracanaú, buscando a afirmação da política pública como um direito do cidadão na melhor idade. O CCI também articula o trabalho de potencialidades de novos projetos de vida para que as vivências possam valorizar as potencialidades, contribuindo assim para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social da pessoa idosa.