Idear registra experiência exitosa na inserção de pessoas com deficiência

  • -

Maracanaú está realizando uma experiência exitosa na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio de uma ação do Governo Municipal, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo – Setee, com operação do Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear . Nos últimos três meses, mais de 40 pessoas com algum tipo de deficiência conseguiram um emprego com carteira assinada por meio do Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor – Cate, localizado no Centro Paradesportivo Edvaldo Prado Edvaldo Prado. O Governo Municipal projeta que pelo menos mais 50 deficientes conquistem uma ocupação no mercado de trabalho, até dezembro de 2013. 

 

 

O Cate do Centro Paradesportivo Edvaldo Prado visa facilitar a qualificação e o acesso ao mercado dos maracanauenses portadores de necessidades especiais. Conforme Edvaldo Prado, o Cate Paradesportivo supriu uma lacuna em Maracanaú no sentido de interligar a necessidade das empresas de cumprirem as cotas de funcionários com deficiência, conforme a Lei Federal 8.213/91, à oferta de profissionais com este perfil na Cidade. A Lei 8.213/91, no seu Artigo 93, estabelece que a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção: até 200 funcionários – 2%; de 201 a 500 funcionários – 3%; de 501 a 1000 funcionários – 4%; de 1.001 em diante – 5%.

Cate Paradesportivo – Dispõe de uma série de serviços e qualificações voltadas para as pessoas com deficiência, como cursos, oficinas, Cadastro no Sine Municipal, intermediação para o mercado de trabalho, entre outros. O Cate Paradesportivo está localizado no bairro Jereissati I, na Rua 42, n° 459.

Serviços e localização – Os Centros de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor – Cates, da Prefeitura de Maracanaú, através da Setee, e operacionalizados pelo Idear, têm objetivo de descentralizar os atendimentos realizados na Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, como consultas para vagas de emprego, cadastro no Sine, encaminhamento ao mercado de trabalho, oficinas e cursos gratuitos, disponibilizando estes serviços de maneira mais próxima à população de cada bairro. Hoje, Maracanaú, em menos de três meses, já conta com sete Cates em funcionamento, nos seguintes locais: Cate Acobeja – localizado no bairro Jaçanaú, na Rua Ernesto Gurgel de Amaral, n° 70; Cate Paradesportivo – no bairro Jereissati I, na Rua 42, n° 459; Cate Provije – no bairro Jardim Bandeirante, na Rua São José, n° 501; Cate Adauto Ferreira Lima – Rua 140, s/n, no Timbó; Cate Cejam – localizado na Av. Padre José Holando do Vale, s/n, no Piratininga; Cate Comissário Francisco Barbosa – Rua 11, n° 116, bairro Bela Vista; Cate Guarda Municipal – Rua São José, n° 501, Jardim Bandeirante .