Idear executa Programa Criando Oportunidades em quatro Unidades Prisionais e dá nova perspectiva de vida e profissional a presidiários

  • -

O Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear, como um dos executores do “Criando Oportunidades” do Governo do Ceará, está realizando formação profissional em quatro Unidades Prisionais do Governo do Estado.

Essas qualificações dão uma nova perspectiva profissional e de vida para esses privados de liberdade, que, ao cumprirem suas penas, poderão se reinserir mais facilmente no mercado de trabalho e na sociedade.

Um total de 25 alunos participam do curso de Costura, realizado na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto – CPPL 2, em Itaitinga. Outros 25 presidiários estão recendo formação em Mecânica de Motos, na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo – PFHVA, na Pacatuba. Em Fortaleza, no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II – IPPOO II, 25 são capacitados no Curso de Masseiro (Pizzas e Massas), e 24 alunos participam do curso de Eletricista, realizado no Distrito de “Baú”, em Guaiúba.

Saiba mais – O Criando Oportunidades objetiva desenvolver um processo contínuo de formação profissional dos públicos priorizados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza – Fecop, viabilizando a realização de ações de qualificação social e profissional e de estratégias que possibilitem a inclusão social. Em 2013, O Idear executou 14 qualificações do Programa Criando Oportunidades da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS do Governo do Ceará, com 257 profissionais formados. Foram Cursos de Costura, Doces e Salgados, Mecânica de Motos, Inglês Básico e Cabeleireiro, desenvolvidos em sete municípios: Maracanaú, Caucaia, Itaitinga, Guaiúba, Baturité, Horizonte e Fortaleza. Além da qualificação, os profissionais receberam 150 kits instrumentais de trabalho distribuídos pelo Governo do Estado. Em 2014, o Idear deverá executar 24 cursos, com expectativa de capacitar em torno de 578 educandos.