Idear inicia mais duas turmas de qualificação profissional em Maracanaú

  • -

Mais duas turmas do Programa Criando Oportunidades do Governo do Ceará, executadas pelo Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear, tiveram início na semana passada no município de Maracanaú.

Uma é de Doces e Salgados, das 13h às 16h30min, e a outra é de Mecânica de Motos, das 17h30min às 21h30min. As duas qualificações, que reúnem cerca de 40 alunos, estão sendo realizadas, de segunda-feira a sexta-feira, no próprio Instituto Idear, localizado na Rua 7, nº 268, no Jereissati I, em Maracanaú.

O Criando Oportunidades, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS do Governo do Ceará, tem como objetivo desenvolver um processo contínuo de formação profissional dos públicos priorizados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza – Fecop. A ideia é viabilizar a realização de ações de qualificação social e profissional e de estratégias que possibilitem a inclusão social e produtiva destes segmentos.

O público-alvo são jovens de 16 a 24 anos à procura do primeiro emprego, mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico e pessoas que trabalham em condição autônoma e por conta própria. Além disso, o Criando Oportunidades visa beneficiar segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal e de medidas socioeducativas, trabalhadores sem ocupação e desempregados.

Balanço – Em 2013, O Idear executou 14 qualificações do Programa Criando Oportunidades da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS do Governo do Ceará, com 257 profissionais formados. Foram Cursos de Costura, Doces e Salgados, Mecânica de Motos, Inglês Básico e Cabeleireiro, desenvolvidos em sete municípios: Maracanaú, Caucaia, Itaitinga, Guaiúba, Baturité, Horizonte e Fortaleza. Além da qualificação, os profissionais receberam 150 kits instrumentais de trabalho distribuídos pelo Governo do Estado. Em 2014, o Idear deverá executar 24 cursos, com expectativa de capacitar em torno de 578 educandos.