Idosos e as novas mídias

  • -

Cada vez mais estamos dependentes da tecnologia, com isso, surge à necessidade de integrar a inclusão digital a toda população.

O programa SeLiga em parceria com Instituto Idear leva inclusão sociodigital e qualificação profissional através de capacitações profissionais e sociais. Os cursos são oferecidos em 42 telecentros atendendo a toda população da cidade de Maracanaú.

Com o desenvolvimento crescente da tecnologia acaba surgindo uma problemática: A exclusão digital. Nem todos têm acesso ou até mesmo condições de se apropriar dessa tecnologia. Um dos segmentos mais atingidos é a terceira idade, e baseado nisso o SeLiga criou uma turma apenas para idosos. A turma funciona no telecentro GM Sales, o mais novo telecentro do SeLiga que fica na sede da Guarda Municipal de Maracanaú.

Um dos fatores que levam aos idosos a serem resistentes ao uso das novas mídias é o fato de não serem motivados de forma que possam perceber a importância da tecnologia e que são capazes de manusear qualquer aparelho eletrônico. Com uma boa orientação e dedicação esse quadro vem mudando diariamente.

“Estou gostando, estou achando ótimo esse curso oferecido a gente. Faço porque tenho interesse de aprender a mexer, pois tenho um computador em casa e também para aprender a utilizar a internet para falar com os parentes que moram fora. ” confirma a participante do curso Maria de Fátima, 63 anos.

O trabalho em torno da inclusão sociodigital é um exercício de cidadania e irá proporcionar aos idosos inúmeros benefícios, dentre eles: acesso a informação, aquisição de novos conhecimentos, atualização de outros conhecimentos através da internet, ampliação das redes de relações e socialização. Além disso, ajuda também a melhorar a autoestima e sair da ociosidade.

 

Um trabalho além do mundo virtual

Além de atender o público idoso, o SeLiga em parceria com o Instituto IDEAR leva a inclusão sociodigital e social para dependentes químicos que estão em processo de recuperação das entidades conveniadas com a Prefeitura de Maracanaú.

Atento a essa necessidade de levar a qualificação profissional a esse público, o programa SeLiga oferece os cursos de Informática para Iniciantes, Práticas de Escritório e Formação básica para o Trabalho. Essa qualificação será importante para quando os dependentes químicos saírem das casas de reabilitação, dessa forma podem ser inseridos no mercado de trabalho. Também será imprescindível o papel dos cursos no crescimento pessoal e social, na elevação da auto-estima e na construção de uma perspectiva de vida diferenciada.