Inclusão, independência e alegria para a geração 60+

  • -

Projeto realiza o sonho da conectividade para as pessoas com mais de 60 anos.

O uso da tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e é usada para as mais diferentes funções, seja para trabalho, estudo, entretenimento, comunicação, pesquisa, compras e tantos outros. Porém algumas pessoas estão completamente excluídas desta realidade, pois para a maioria dos idosos a tecnologia é algo distante e incompreensível. Uma pesquisa realizada em 2020 pelo SESC São Paulo mostrou que o conhecimento do termo internet entre os idosos aumentou de 63% em 2006 para 81% em 2020, porém somente 19% fazem uso efetivo da rede. Segundo a pesquisa, 72% da população da terceira idade nunca usou um aplicativo e 62% nunca usou redes sociais. Eis que diante desta realidade, o Instituto Idear lançou o Projeto Chá Tecnológico e Social com a missão de apresentar o mundo da tecnologia para os idosos e assegurar que eles tenham uma maior autonomia para que possam realizar suas atividades sem limitações, além de uma melhor qualidade de vida.

Conectar gerações, aproximar pessoas e acessar o mundo de novos aprendizados, através da inclusão sociodigital, são alguns dos objetivos do projeto que com uma metodologia adaptada e aulas dinâmicas e interativas vem contribuindo com a transformação e inclusão digital de centenas de pessoas da geração 60+.

O projeto Chá Tecnológico e Social é totalmente gratuito e conta com uma programação completa de atividades para facilitar o aprendizado em temas que ajudarão no dia a dia dos alunos, contribuindo com a comunicação entre amigos e familiares. Durante o curso, os idosos aprendem a utilizar o celular em todas suas funções, redes sociais (WhatsApp, Facebook, Youtube e outros), pesquisas na internet, aplicativos de banco e de transportes, compra e venda na internet e muito mais. Além disso, são realizadas atividades complementares no intuito de consolidar o aprendizado e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida e bem-estar do público atendido, para isso são realizados minicursos e oficinas de desenvolvimento cognitivo, culinária, crochê, música, saúde, artesanato e diversos outros temas de interesse da geração 60+.

O projeto já atendeu diretamente mais de 500 idosos no município de Maracanaú e está atualmente em fase de conclusão da segunda edição. Para sua realização, o projeto contou com o apoio, compromisso e responsabilidade social de várias empresas, a exemplo da Clear Corretora, que é patrocinadora Master do projeto, assim como outras empresas Ibyte, Gerdau, Lunelli, Sumitomo Chemical, Fresenius Kabi, que acreditaram na ideia e estão transformando a vida de centenas de idosos. O valor aportado pelas empresas é gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI e da Prefeitura de Maracanaú. Uma nova versão do projeto Chá Tecnológico e Social será iniciada no mês de Setembro de 2021, em parceria com o Governo do Estado e o Conselho Estadual do Idoso, e beneficiará 400 idosos nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Sobral, Itapipoca, Santa Quitéria, Senador Pompeu, São Gonçalo, Canindé e Eusébio. Aguardem novidades em breve!