Instituto Idear promove Artesanato de Maracanaú em Faculdades

  • -

Artesãos de Maracanaú expuseram seus produtos, ao longo do último mês de maio, em eventos realizados nas Faculdades Ateneu, em Messejana, e Fametro, no Centro, ambas em Fortaleza.

O Idear já firmou parceria para que os profissionais do Programa Artesanato de Maracanaú exponham seus produtos nos eventos da Faculdade Ateneu, durante todo o ano letivo de 2014. A mesma parceria está sendo oficializada com a Fametro. O Programa Artesanato de Maracanaú, da Setee e com apoio à comercialização sob responsabilidade do Instituto Idear, mobiliza os artesãos do Município, que recebem capacitações para iniciantes e ações de aperfeiçoamento técnico.

O Governo de Maracanaú também promove a comercialização, dentro e fora do Município, de vários tipos de artesanato, como produtos de madeira, bonecas de pano, pintura em tecido e biscuit, cerâmicas, em arame e até mesmo o respeitado artesanato dos índios Pitaguary. O Programa, ao longo dos últimos nove anos, levou os artesãos maracanauenses a diversos eventos importantes como os realizados pela Prefeitura (São João e Natal de Brilho), no North Shopping Maracanaú, no Complexo Turístico Ypióca – iPark, no Festival Nacional de Humor de Maranguape e até na Casa Cor Ceará 2009, quando os trabalhos de quarenta artesãos foram expostos na loja Maracanaú Design. Na Casa Cor Ceará, o artesanato do Município decorou ainda os ambientes montados por arquitetos, decoradores e paisagistas.

Caso de sucesso – Artesãos Elvis Lemos e Maria Lucimar da Silva

Os artesãos Francisco Elvis Lemos e Maria Lucimar da Silva são caso de sucesso do Programa Artesanato de Maracanaú. Eles participam dessa política pública desde o início, há nove anos. O casal, que mora no Jereissati, fabrica bijuterias e acessórios de moda artesanais. No último mês de maio, ao longo de seis dias de eventos na Faculdade Ateneu, em Messejana, a venda de artesanatos do casal garantiu R$ 1.160 de receita bruta para a família. “Também participamos, nos fins de semana e feriados, de exposições no iPark, em Maranguape. No último sábado e domingo, o faturamento no iPark foi de R$ 470”, destaca Elvis. Segundo Elvis, o Programa Artesanato de Maracanaú é fundamental para a promoção do trabalho dos artesãos e geração de renda. “Esse trabalho do Governo de Maracanaú abre as portas das empresas e dos grandes eventos para gente”, acrescenta. O artesão conta que trabalhou na Ceasa durante 20 anos, mas que há quatro anos consegue, junto com a esposa, retirar a renda familiar exclusivamente da venda do seu artesanato, graças ao apoio do Programa Artesanato de Maracanaú.