Caso de sucesso – Programa Artesanato de Maracanaú

  • -

O artesão José Eleino Gomes, 68 anos, é um exemplo de prosperidade e superação. Ele trabalha há oito anos com artesanato. Seu Dedé, como é conhecido na vizinhança, começou a fabricar os artigos em madeira para si, mas os seus primeiros trabalhos foram tão bons que ele pensou logo em vendas.

Vender não foi difícil, já que antes trabalhava como vendedor propagandista e, como ele mesmo disse, tinha feito vários cursos de técnicas de vendas. Atualmente, tem a loja “Artesanato Art’s”, na Rua 72, Bairro Jereissati II, onde expõe suas sofisticadas peças. Eleino é cadastrado no Programa Artesanato de Maracanaú há seis anos e, através dessa ação da Prefeitura, tem espaço para comercializar seus produtos duas vezes ao mês, no iPark, em Maranguape. Disse ainda que, agora, pretende expandir os negócios, vendendo para lojas.

Sobre o Programa Artesanato de Maracanaú, seu Dedé garante que é uma boa oportunidade para as pessoas que não têm renda. “Se você se dedicar na programação do Empreendedorismo da Prefeitura, a expectativa financeira é alcançada”. Seu Eleino mora com um neto de 17 anos, que também o ajuda. Eles trabalham das 7 às 18 horas e produzem cerca de R$ 300 em peças por dia, como abajur, porta-latinha, porta-leite, porta-xícara, porta-mantimentos e acessórios para quarto de bebês.