Idear qualifica 544 profissionais em 2014 com o Criando Oportunidades

  • -

Cursos] As capacitações foram em diversas áreas e atenderam profissionais de 16 municípios. Programa é da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS do Ceará, tendo o Instituto Idear como um dos principais executores.

O Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear, como um dos principais executores do Programa Criando Oportunidades, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS do Ceará, garantiu a qualificação de 544 pessoas em 2014, além de distribuir 192 kits instrumentais de trabalho. O resultado está no Balanço de Gestão do Instituo Idear, referente ao ano anterior. As qualificações foram em diversas áreas e profissões, como Costureiro, Eletricista, Mecânica de Motos, Doces e Salgados, Pedreiro, Masseiro e Recepcionista de Hotel. Profissionais de 16 municípios do Estado foram beneficiados, especificamente de Fortaleza, Maracanaú, Guaiuba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Umirim, Pacatuba, Quixeramobim, Trairi, Pacajus, Baturité, Icapuí, Cascavel, Mulungu, Aracoiaba e Beberibe.

Três destes cursos foram executados pelo Idear em unidades prisionais do Estado, contribuindo para a reinserção social e profissional de 75 detentos. Um total de 25 alunos participaram do curso de Costura, realizado na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto – CPPL 2, em Itaitinga. Outros 25 presidiários receberam formação em Mecânica de Motos, na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo – PFHVA, na Pacatuba. Em Fortaleza, no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II – IPPOO II, 25 foram capacitados no Curso de Masseiro (Pizzas e Massas). Todas as qualificações, que são totalmente gratuitas e possuem entre 80 e 120 horas/aula, visam atender as demandas do mercado de cada município ou região. Parte dos alunos recebem kits instrumentais de trabalho para começarem a executar seu próprio negócio ou atuarem na profissão.

Saiba mais – O Criando Oportunidades, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS do Governo do Ceará, tem como objetivo desenvolver um processo contínuo de formação profissional dos públicos priorizados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza – Fecop. A ideia é viabilizar a realização de ações de qualificação social e profissional e de estratégias que possibilitem a inclusão social e produtiva destes segmentos. O público-alvo são trabalhadores desempregados, jovens em cumprimento de medidas sócio educativas atendidos nos Centros de Internação da STDS. Bem como trabalhadores autônomos e pequenos grupos coletivos de produção através da concessão de kits instrumentais de trabalho. A execução dos cursos é de ONGs, em parceria com associações comunitárias, secretarias municipais com atuação na área de qualificação, entre outros.