Programa Artesanato de Maracanaú marca presença no tradicional São João do bairro José Walter

  • -

O Programa Artesanato de Maracanaú, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo – Setee e com apoio à comercialização do Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear, marcou presença no tradicional São João do bairro José Walter, em Fortaleza.

Maracanaú, que trabalham com tipologias diferentes de artesanato. Essa foi a primeira participação do Artesanato de Maracanaú no São João do José Walter, sendo que os artesão de Maracanaú já foram convidados para estar na edição de 2015 deste importante eventos junino da Capital do Ceará.

O Governo de Maracanaú também promove a comercialização, dentro e fora do Município, de vários tipos de artesanato, como produtos de madeira, bonecas de pano, pintura em tecido e biscuit, cerâmicas, em arame e até mesmo o respeitado artesanato dos índios Pitaguary. O Programa, ao longo dos últimos nove anos, levou os artesãos maracanauenses a diversos eventos importantes como os realizados pela Prefeitura (São João e Natal de Brilho), no North Shopping Maracanaú, no Complexo Turístico Ypióca – iPark, no Festival Nacional de Humor de Maranguape e até na Casa Cor Ceará 2009, quando os trabalhos de quarenta artesãos foram expostos na loja Maracanaú Design. Na Casa Cor Ceará, o artesanato do Município decorou ainda os ambientes montados por arquitetos, decoradores e paisagistas.

Inscrição – O artesão que tem interesse em participar do programa basta se cadastrar apresentando uma amostra do artesanato fabricado pela pessoa, além do documento de identidade, CPF e foto. A inscrição é realizada no Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear, localizado na Rua 7, nº 268 – Jereissati, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e 13 às 17 horas. Telefone para informações: 3401-8007.

Depoimento

“Foi maravilhoso vender artesanato no São João do bairro José Walter. Faturamos R$ 619 com a venda das minhas pelúcias e bonecas de pano. Trabalho há dez anos com artesanato e estou desde o começo no Programa Artesanato de Maracanaú, quando a exposição dos produtos acontecia no estacionamento do North Shopping Maracanaú. Esse trabalho nos garante uma renda adicional e valoriza o artesanato do Município. Com o apoio à comercialização fornecido pelo Programa, consigo uma renda extra. Participo de dois eventos por mês e consigo em média R$ 200 em vendas, por dia, em cada feira”, Dalva Martins, artesã do bairro Novo Maracanaú.