Programando e Aprendendo: o projeto que diverte e prepara para o futuro

  • -

As crianças e adolescentes beneficiadas pelo projeto aprendem lógica de programação através de uma metodologia inovadora e interativa.Estimular novas e diferentes habilidades é essencial para a formação e desenvolvimento intelectual. O ensino da programação de jogos e animação para crianças e adolescentes ajuda a desenvolver habilidades pessoais e traz conhecimentos imprescindíveis para algumas profissões do futuro.

Os alunos que hoje cursam o ensino fundamental e médio vivenciarão no futuro um mercado de trabalho com profissões novas e inusitadas. As áreas da inteligência artificial e da internet das coisas são exemplos de novas possibilidades de conhecimentos e utilização que abrigarão diversas profissões em um futuro próximo. Seja para estimular uma capacidade profissional ou somente para diversão, aprender lógica de programação também estimula o raciocínio lógico de crianças e adolescentes, que contribui no aprendizado da matemática, física, escrita, leitura e concentração. Além disso, são incentivadas habilidades pessoais importantes e valorizadas no mundo do trabalho como a resolução de problemas e a criatividade.

Com uma metodologia de ensino inovadora e interativa, o projeto Programando e Aprendendo proporciona aos jovens estudantes, entre 10 e 17 anos, de escolas públicas o ensino em programação de computadores e celulares, desenvolvimento de jogos, animação e robótica educativa, além de atividades que permitem que as crianças aprendam brincando.

O Projeto acontece em Maracanaú desde 2015, e já beneficiou mais de 2000 crianças e jovens do município. Em 2021, através da parceria com a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, serão beneficiados 600 alunos da rede pública de forma complementar ao programa escolar. Em breve a execução do projeto irá para outros municípios do Estado.

O Programando e Aprendendo é realizado por meio dos recursos aportados por diversas empresas, como Hapvida, Sumitomo Chemical, Gerdau, Instituto EDP, dentre outros apoiadores e do fundo municipal e estadual, através dos Conselhos dos Direitos da Criança e Adolescente do Município de Maracanaú e do Estado do Ceará, assim como de recursos dos doadores de imposto de renda de pessoas físicas.